"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se desviará dele."

Provérbios 22:6

domingo, 4 de abril de 2010

Projeto sobre o Meio Ambiente

  • Desenho para confeccionar livro interativo






  • Quebra-cabeça para colorir.
  • História para fantoches

O livro que não tinha fim


Ana – Oi Bia!
Bia – Oi Ana. O que você acha de irmos brincar na pracinha?
Ana – Legal.
Bia – Então vamos.
N – Chegando na pracinha as meninas escutam uma voz que dizia bem baixinho!!!
Livro – Não, não, não! Isso não pode ser! Ainda sou muito útil para ser
reciclado, meu lugar não é aqui!
N – O som sai de dentro de uma caixa de lixo.
Ana – (tirou o livro da caixa)
Bia – Que estranho! Um livro falando sozinho!
Ana – Qual será o nome dele?
Bia – Vamos perguntar?
Livro – O meu nome é aquecimento global.
Ana - Qual é o problema, senhor livro? Não está contente por ser reciclado?
Livro - Na verdade não, O assunto que trago em minhas páginas é muito atual e importante. Mas me colocaram no lixo porque minhas últimas páginas estão em branco. Minha história não tem fim!... Se eu encontrasse um final para ela, poderia ir viver numa biblioteca!
Bia - E se a gente escrevesse no fim: “E viveram felizes para sempre!”? Já vi muitas histórias ótimas terminarem assim...
Livro – Obrigado, mas não serve. Isso só funciona nos contos de fadas. E minha história é diferente...
Ana – Então conte um pouco sobre seu assunto, para podermos saber como vamos poder te ajudar.
Livro– Bem, meu texto fala bastante sobre “efeito estufa”.
N - Ninguém sabia o que era aquilo.
Livro – Eu explico. Quem de vocês já viu uma estufa? É um lugar fechado, construído para cultivar plantas que precisam de calor. Dentro da estufa fica quente, mesmo que do lado de fora esteja frio. Bem, os cientistas descobriram que o nosso planeta Terra está ficando cada vez mais quente e decidiram chamar este fenômeno de “efeito estufa”.
Ana – Ouvindo isso já estou até sentindo calor!
Livro – Nas minhas páginas, diz que o efeito estufa acontece por vários motivos.
Bia - Que motivos são estes?
Livro – Destruição das florestas, queima de combustíveis, fumaça que sai das fábricas e carros, todos eles soltam gases que ajudam a provocar o efeito estufa...
N -Todos quiseram saber mais, para ver se havia solução para o problema...
Livro – Vai levar muitos anos pra ficar quente demais. Só que o calor faz as geleiras derreterem, e isso aumenta a quantidade de água nos oceanos...
Ana –Isso é ruim? Ter mais água não é uma coisa boa?
Livro - Infelizmente, é ruim, sim. O urso-polar, por exemplo, cada vez tem menos lugares pra caçar sua comida. Além disso, o mar pode subir e prejudicar as cidades que ficam perto das praias.
Tocar de cenário
N - Enquanto o Livro falava, começou a escurecer. A noite estava chegando. Que escuridão! Mas vem vindo lá um vaga-lume. Vamos ver se ele vai topar iluminar essa conversa...
Bia – Oi, seu vaga-lume, como se chama?
Vaga – Foguinho.
N – Ele concordou em emprestar sua luz e também se interessou pelo problema do Livro.
Vaga – Gosto muito de ler sobre vários assuntos e, sempre que posso, vou a biblioteca da escola. Lá, sou amigo de todos os livros! Entro à noite, quando não tem ninguém. Ainda bem que tenho uma luzinha para iluminar minhas leituras!
Ana – Gostamos de ter conhecido um vaga-lume tão sabido como você.
Bia – Será que você tem a solução que estamos procurando. Pois você é amigo dos livros e ninguém melhor do que os livros para ajudar a encontrar o final de que o nosso amigo tanto precisa!
Vaga - Tudo bem! Posso ir hoje mesmo falar com eles. Mas precisamos saber mais ou menos como deverá ser esse final. Você pode contar mais um pouco do que suas páginas dizem?
Livro - Claro os cientistas dizem que o aquecimento da Terra pode provocar falta de água para beber, secas, tempestades, ondas de calor, tufões e furacões.
Ana - Nooooooossa, Livro!!! Não tem nada de bom na sua história?
Bia - Será que tem algum jeito de evitar que tudo isso aconteça?
Livro - Infelizmente, não sei! Depois dessa parte, começam as minhas páginas em branco... Não tem mais nada...
Bia - Então é isso! –Vamos encontrar para ele um final feliz, ensinando às crianças tudo o que se pode fazer para evitar o efeito estufa! Corra lá, Foguinho! Converse com os livros da biblioteca! Com certeza eles têm uma resposta pra isso!
Ana – Tenho uma sugestão! Com tudo o que aprendemos até agora, enquanto Foguinho vai lá, nós já podemos começar a nossa lista. Vamos criar um capítulo chamado “O que você pode fazer para preservar o meio ambiente”. Que tal?
N - Todos adoraram a idéia! Foguinho saiu como um raio. Foi direto conversar com seus amigos, os livros, na biblioteca da escola. Enquanto isso, Ana, Bia e o Livro começaram a criar o final da história. Ficou assim:
Ana – Bia o que você pode fazer para ajudar o meio ambiente?
Bia - Plantar árvores. Se não puder plantar, cuidar das que já existem. As árvores diminuem a quantidade de gases perigosos no ar (principalmente o gás carbônico), que provoca o efeito estufa.
Não queimar pneus! Pois Além de poluir o ar, a queima de pneus produz muitos litros de óleo, que contaminam o solo. Pneus usados também não devem ser jogados em rios, terrenos vazios etc. Eles podem ser reciclados e devem ser entregues em locais próprios para isso.
Nunca colocar fogo no mato.
Ana - Não queimar plásticos, pois eles liberam gases poluentes.
N - Neste ponto, chegou o vaga-lume de volta. Contou que todos os livros tinham sido muito bacanas, ajudando no que podia.
Livro – Então, por favor, diga logo tudo o que aprendeu!
Vaga - Sempre que puder, evite andar de carro. Caminhe, ande de bicicleta, ou de ônibus, alguns dias na semana. Os livros falaram que não basta só diminuir a produção de gases para ajudar o planeta. É preciso proteger a natureza, economizando água, energia e diminuindo a produção de lixo.
Ana – E temos que reciclar o lixo também Foguinho. Economizar a água. Nunca deixar a torneira ou o chuveiro aberto sem necessidade.
Economizar energia, apagando a luz ao sair de um lugar, desligando o som e a TV quando não estivermos mais usando, não abrir a geladeira toda hora etc.
Bia – Temos que lembrar dessas quatro palavrinhas: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RACIONALIZAR.
Ana - Reduzir a quantidade de lixo que produzimos, é muito importante. Não jogar fora nada que possa ser reutilizado. Separe todo lixo seco (papéis, metais, plásticos e vidros) e colocá-los em lugar próprio para coleta.
N - Todos acharam que o trabalho tinha ficado ótimo! Finalmente, o Livro estava completo e podia ir viver na biblioteca, onde seus ensinamentos seriam aproveitados por muitas crianças! Na maior alegria do mundo, ele se despediu dos amigos e foi embora com Foguinho, que se ofereceu para mostrar o caminho.
Bia - Como é bom ver alguém realizando o seu sonho!
Ana - Nem diga! E o seu sonho Bia, qual é?
Bia- Meu sonho È que todos possam respeitar o meio ambiente, e fazer uso consciente do que ele pode nos oferecer. E que todas as crianças possam aprender e ensinar aos pais e coleguinhas, que temos de cuidar dos animais, economizar a água, não jogar lixo em rios, e praias.
Ana - Bia, eu acho que a professora trouxe algumas imagens que nos ensina isso. Vamos ver?
Bia - Vamos, então vamos nos despedir das crianças Ana.
Ana e Bia – Tchau criançada, preserve o meio ambiente, tchau.